As regras da SUECA
Sueca é um jogo para quatro jogadores em duplas, dois contra dois, com
os parceiros sentados opostamente. O baralho tem somente 40 cartas, são
removidos 8s, 9s e 10s do baralho padrão. A ordem das cartas em cada naipe, de
cima para baixo, é:
ás, 7, rei, valete, rainha, 6, 5, 4, 3, 2.
Assim como a posição alta do sete, note que o valete vale mais que a
rainha. Talvez porque no antigo baralho português as figuras eram o rei, o
cavaleiro e a dama, a figura feminina sendo a menor.
Na Sueca, o objetivo é ganhar cartas que valem pontos. As cartas valem:
ás ................. 11
pontos
sete ..............
10 pontos
rei
................ 4 pontos
valete ............
3 pontos
rainha ............
2 pontos
6,
5, 4, 3, 2 .... 0 pontos
Há 120 pontos somados no baralho.
O Começo
Joga-se no sentido horário. O primeiro embaralhador é escolhido
aleatoriamente. A pessoa que embaralha passa as cartas para o parceiro para que
esse corte o baralho. Este então passa as cartas para quem está a sua direita,
que será a pessoa que distribuirá as cartas. O distribuidor tira a ultima
carta do baralho e a vira, revelando assim o trunfo (que é o naipe da carta
virada).
Depois disso, ele dá 10 cartas de
uma vez só a pessoa à sua esquerda, e continua distribuindo no sentido horário.
A carta virada pertence ao distribuidor.
Porém, o distribuidor pode escolher virar a primeira carta para revelar o trunfo. Assim ele tira nove cartas para ele (1+9=10), e distribui no sentido anti-horário.
O Jogo
O jogador que começa foi aquele que cortou o baralho. Os outros jogadores
devem seguir o naipe jogado pelo primeiro jogador. O jogador que não tiver
cartas do naipe puxado pode jogar cartas de qualquer outro naipe, incluindo o
trunfo. A carta mais alta do naipe , ou o trunfo mais alto ganha a rodada. O
jogador que ganhou puxa o proximo naipe.
Se algum jogador mentir sobre a ausência de algum naipe na sua mão, e for
pego, ele estará "renunciando" ao jogo. Então a dupla oponente ganha
o jogo automaticamente.
Nenhum sinal é permitido entre os parceiros.
Entanto, há um artificio que impede o inicio da partida. Se por acaso o jogador que cortou o baralho tiver 10 pontos ou menos em sua mão ele pode baixar o jogo. Assim repete-se toda a operação do inicio, com diferente embaralhador..
O objetivo do jogo é ganhar mais cartas que tenham pontos. O time que tiver
ao fim da partida mais que a metade (+ de 60) dos pontos totais, ganha um ponto.
Se um time consegue 91 pontos ou mais, a partida valerá dois pontos.
E ainda, se um time ganha todas as rodadas da partida, o jogo termina
automaticamente. Isso é conhecido como " dar uma bandeira ".
Conseguindo 120 pontos mas perdendo uma rodada, não é suficiente para "
dar uma bandeira ", e, nesse caso a partida vale somente dois pontos.
Havendo um empate, i.e., os dois times fazem 60 pontos, ninguém marca
pontos, porém a proxima partida vale dois pontos. Conseguindo um time fazer 91
ou mais nesta partida ela valerá três pontos. Acontecendo novo empate a
partida valerá três pontos e não quatro, como se poderia pensar.
O placar do jogo é comunmente marcado usando cruzes e pontos.
Une partie de cartes avec les joueurs les plus connus de Queiriga!!!
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